top of page

Oficina / Exposição / Encontros

com José Miguel González Casanova

 

 

 

 

Ministrante: José Miguel González Casanova (Universidad Nacional de Mexico, UNAM)

 

Oficina: "Como Viver Bem no Capitalismo Sem Dinheiro? Ateliê Cooperativo de Construção de Saberes".

 

De 7 a 9 de Outubro, 9 às 12h30 min         Sala 55 do Instituto de Artes da UFRGS

 

Exposição "Visionário: novela gráfica"

 

30/9 a 9/10
Abertura: 29/9/2015, 19h
Visitação das 10 às 18h 

Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes da UFRGS

 

Conversa com o artista "Desenho: expor e publicar; a exposição e livro O Visionário ".


Quinta-feira, 01/10, 9h30min
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes da UFRGS

 

Palestra "Arte e estratégia no México: o Seminario de Medios Múltiples/UNAM e a cooperativa CACAO".


Terça-feira, 6/10, 18h30
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes da UFRGS

 

Informações: 
Instituto de Artes/UFRGS,
Departamento de Artes Visuais 
Rua Senhor dos Passos, 248, 3º andar, Porto Alegre
Fone 3308 4311 e 3308 4312
E-mail: iadav@ufrgs.br

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE A OFICINA


   Exercício colaborativo de construção de conhecimento a partir da conformação de uma cooperativa de saberes entre todos os participantes a partir da questão proposta. Pretende-se reunir e comunicar experiências para viver bem no capitalismo sem usar o dinheiro como o único mediador da energia comum, com elaboração de propostas que serão parte de um arquivo coletivo de práticas de produção solidária, através da criação de redes afetivas que integrem produção e consumo, reciclagem, apropriação e reutilização de matérias-primas. Uma vez levantadas pelos participantes um ou dois temas dos que tenham informação suficiente no coletivo, propõe-se a produção de material didático com textos e desenhos, para comunicar publicamente a experiência através de uma publicação de pequena tiragem (por exemplo, em fotocópias), que integrará um arquivo de boas práticas desenvolvidas por vários grupos na América Latina.

 


Atividades propiciadas pelas pesquisas "Obras e dispositivos instauradores da arte contemporânea: forma, expressão e contexto", “Poéticas da participação” e “O fascínio do traço: expressões do múltiplo”, Propesq/UFRGS

Coordenação: Prof. Paulo Silveira (UFRGS)

 

Colaboração: Prof. Cláudia Zanatta (UFRGS)

                        Prof. Maristela Salvatori (UFRGS)

 

 

 

Veja também: 

  • Facebook Social Icon

PROFESSORES(AS)

José Miguel González Casanova (UNAM) é professor de Artes Visuais na ENAP, Universidad Autónoma de México. Dedica-se ao desenho, diretor do Banco Intersubjetivo de los Deseos, del Seminario Medios Multiples e membro do CACAO, Cooperativa Autónoma de Comercio artístico de Obras.

 

Paulo Silveira (UFRGS) é professor do Instituto de Artes da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisador do campo das Artes Visuais, com ênfase em História e Teoria das Artes Visuais, especialmente arte contemporânea, percepção da obra de arte, estética e retórica das publicações de artistas, intermídia histórica e metodologia da pesquisa.

 

Cláudia Zanatta (UFRGS) é professora  do Instituto de Artes da UFRGS, atuando na graduação e pós-graduação. Pesquisa com ênfase nas relações entre arte, ecologia e cidadania no meio urbano. Coordena o grupo de pesquisa Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa "Poéticas da Participação".

 

Maristela Salvatori (UFRGS)  é professora  do Instituto de Artes da UFRGS, atuando na graduação e pós-graduação. Pesquisa  com ênfase nas questões relacionados à gravura, à fotografia e às novas tecnologias.  Coordena o Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo, UFRGS.         

bottom of page