Zona de Fronteira: Lugar de Contato
Curadoria: Maria Huerta Jiménez, México e Zeca Brito, Brasil.
Participação: Rafael Andreazza, Brasil.
Mediação: Viviane Gueller, Brasil.
14 de outubro, quarta-feira
19h Cine Santander Cultural
A mostra de vídeos "Zona de Fronteira: Lugar de Contato" é uma Sessão Especial composta de produções mexicanas,realizadas pelo grupo Imagen y Creación, e produções locais (Brasil, Uruguai), que fazem parte do 7° Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Bagé-RS). Tal Sessão Especial é uma iniciativa dos grupos Cidadania e Arte-UFRGS e Imagen y Creación-UABC. Com a curadoria de Zeca Brito (Brasil) e Mayra Huertas Jiménez (México) , as obras trazem ao público a fronteira , física ou não, como um uma entidade que existe para ser atravessada, sendo um lugar de contato, conflito e encontro. O evento será realizado no Santander Cultural e contará com uma mesa de debates com os curadores, além da participação do cineasta Rafael Andreazza, com mediação da artista e jornalista Vivane Gueller.
Veja também:
SOBRE A MOSTRA
CORPO TÉCNICO
Rafael Andreazza é roteirista, diretor e produtor de cinema. É licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Mestre em Produção e Direção de Cinema Digital pela Universidad de La Laguna, Espanha. Como roteirista, e diretor recebeu diversas premiações pelo mundo por suas produções em curta, média e longa-metragem.
Zeca Brito é roteirista, produtor e diretor cinematográfico premiando no Brasil e exterior, graduado em realização audiovisual pela Unisinos e bacharel em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica pela UFRGS. É sócio da produtora Anti Filmes, idealizador e diretor artístico do Festival Internacional de Cinema da Fronteira.
Mayra Huerta Jiménez é professora-investigadora na Faculdade de Artes da Universidade Autônoma de Baja California e responsável pelo Corpo Acadêmico Imagen y Creación. Seu trabalho, entre a fotografia e o vídeo, já foi exposto no México, Venezuela, Chile, Bolivia e Estados Unidos.
Viviane Gueller é artista visual e jornalista, fez mestrado em Poéticas Visuais na UFRGS. Este ano, foi premiada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição. Participou da Mobile Radio da 30ª Bienal de São Paulo e de exposições coletivas e individuais em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Belém e Espanha.
CORPO TÉCNICO
PROGRAMA
Realização: Moviola Filmes
Duração: 15 min.’Ano: 2014
Local: Pelotas/RSCPB: 14021432
Dois países, dois idiomas, duas culturas. Uma fronteira que ao invés de separar, une. A Linha Imaginária retrata o universo singular das cidades da fronteira Brasil-Uruguai, a partir de histórias de quem vive, pensa, canta ou conta a perplexidade deste território onde se encontram dois países.
Dos países, dos idiomas, dos culturas. Una frontera que en vez de separar, une. La Línea Imaginaria retrata el universo singular de las ciudades de la frontera entre Brasil y Uruguay, a partir de historias de quien vive, piensa, canta o cuenta la perplejidad de este territorio donde se encuentran dos países.
Fronteira
Adriana Gonçalves, Flávia Blanco.
Direção: Adriana Gonçalves e Flávia Blanco
Fotografia: Edison Larronda, Adriana Gonçalves e Alunos.
Produção: Coletiva
Realização: Unipampa PROEXT- Inventar com a Diferença e Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras.
Sinopse: Fronteira é um resultado do projeto "Inventar com a Diferença" cinema e direitos humanos. Realizado com alunos de duas escolas públicas da cidade gêmea de Aceguá, fronteira Brasil-Urguay. Retrata a cultura e o patrimônio natural sob o olhar dos jovens que habitam esse mundo diversificado que cosciste a fronteira e pampa gaucho.
8 minutos, 2014, HD.
Diálogos
Mayra Huerta, Elizabeth Mejía, Marinette Herrera.
4.50 minutos. 2015. HD.
Bombazo Taquillero
Julio Orozco
5 minutos. 2009. Mini DV.
Pattern
Michell Romero
2.18 minutos. 2007. miniDV.
La Invención del Miedo
Aldo Guerra
2.50 minutos. Mini Dv.
Jack´son
Sal Ricalde
5 minutos. HD 2007.
Quileiros
Minga Blanco, Edison Larronda
8 min, 2013, HD.
Trayectoria de Una Lágrima
Marisa Raygoza
3.15 minutos. HD 2015.